Dados da Proposta

NomeNei Zuzek
Data09/11/2015
Proposta(s)Criação do Circuito Turístico Histórico Rural "Estrada Velha" em toda a extensão da Rua Mato Grosso, nos bairros da Ferraria e Colonia Rebouças.
Justificativa do projeto:
O bairro da Ferraria é o portal de entrada ao Município de Campo Largo para quem vem de Curitiba através do Parque Passaúna. A Rua Mato Grosso, antiga estrada principal que unia Curitiba com Campo Largo, tem um forte acervo histórico rural e uma natural beleza paisagística que corre o risco de se perder definitivamente. Por outro lado, apesar da rua Mato Grosso ser freqüentada por muitos turistas curitibanos de fim de semana, poucos sabem que, atravessando a ponte do lago Passaúna, estão entrando em Campo Largo. Assim, perde-se uma grande oportunidade de valorização cultural e econômica do bairro mais populoso do município depois do centro da cidade de Campo Largo. A falta de informação e de preservação da rua faz com que se perca a oportunidade de mostrar uma boa imagem de Campo Largo para os visitantes da capital, o que redundaria em benefícios culturais e econômicos importantíssimos para o Municipio. Ao mesmo tempo, corre-se o risco de danificar o delicado equilíbrio ambiental por causa da ausência de informação aos turistas sobre a preservação do meio ambiente nas APAs do Passaúna e do Rio Verde, que são atravessadas pela rua Mato Grosso.

Minha sugestão é criar um projeto de revitalização da rua, contemplando, dentre outras benfeitorias:
- 2 portais de entrada, um na entrada do lago Passauna e ooutro na entrada pela BR 277, devidamente sinalizados e que simbolizem a importância histórica, cultural e ambiental/rural da rua, re-denominando-a como Estrada Velha de Campo Largo.
- sinalizaçao ao longo do percurso, enfatizando locais de destaque historico e informaçõoes sobre segurança, preservação ao Meio Ambiente, etc.
- construção de ciclovias e calçadas para pedestres ao longo de todo o percurso, bem como melhoramento da iluminação publica e sinalizaçao de piso. Se possivel, re-asfaltamento ou recapeamento da rua.
- criaçao do Museu dos Colonos, que pode ser montado em algum dos vários sobrados antigos que existem e que estão sem uso atualmente, ou bem na sede da sub-prefeitura da Ferraria.
-estimulo aos comercios da rua para que adotem uma repaginacao das suas fachadas, procurando, aos poucos, restabelecer o senso historico original do local.
- criaçao de bancas para venda dos produtos dos pequenos artesões e produtores rurais da região.
- criação de uma comunicação de marketing específica para o roteiro turístico histórico-rural da Estrada Velha de Campo Largo, com identidade visual própria, site e campanhas de internet para estimular ao público a visitar a região, promovendo assim a atividade do comércio e da produção local.

Agradeço a oportunidade de propor esta idéia e fico à disposição para conversar mais sobre o assunto, oferecendo também toda minha experiência profissional na elaboração deste tipo de projetos.